POLÍTICA FICHA LIMPA. DIVULGUEM.

Aroldo Pinto de Azeredo e a verdade

1713794

Bom humor e muita felicidade para todas as criaturas do mundo

A vida é maravilhosa e tem que ser vivida com responsabilidade sempre respeitando a natureza em todos os aspectos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

AROLDO PINTO COBRA ASFALTAMENTO EM ITIÚBA PELA FERBASA


Aroldo Pinto, saiu na frente e em 08 de abril de 2010 denunciou a ferbasa, inclusive cobrando asfaltamento da estrada, veja: "Uma empresa como a Ferbasa, com lucro líquido milionário, poderia embarcar o seu produto afastado do perímetro urbano. Isso custaria quase nada para o grupo, pois se tirasse da rua do Corte e avançasse alguns quilômetros resolveria o problema. Ou o asfaltamento da estrada que passa por dentro da cidade, utilizada pelos carros da mencionada empresa. " disse Aroldo. O importante é que a sociedade dê sempre o apoio para lutas desse tipo. Creio que conseguiremos, pois a luta é de todos nós, inclusive dos moradores.





Veja abaixo matéria na íntegra redigida por Aroldo Pinto de Azeredo e melhorada e publicada pelo jornalista Evandro Matos dono do portal InteriordaBahia.com.br e jornalista da Tribuna da Bahia.

Moradores denunciam que Ferbasa está adoecendo a população de Itiúba



A Mineração Vale do Jacurici, controlada pela Companhia de Ferro e Ligas da Bahia S/A, situada no município de Andorinha, na fronteira com Itiúba, vem se utilizando deste município, que não ganha nada em termos de impostos ou royalties. A empresa foi fundada em 1973 e ocupa uma área de 787 há.
Pelo contrário, ao verificar a trajetória do seu principal produto, a areia de cromita, que adentra no município de Itiúba, percorrendo 50 km até o embarque via ferrovia, que segue por mais 400 km até seu destino final, em Pojuca, com intuito de beneficiar o produto com fins de siderurgia.
O problema mais grave se verifica no perímetro urbano da cidade de Itiúba. Para citar como exemplo, uma estrada sem o devido asfaltamento adentra a cidade com 300 residências nas margens da mesma, passando pelas ruas do Matadouro, Padre Severo e João Avelino (Corte).
Os moradores queixam-se de problemas respiratórios, com casos muito graves de saúde. A poeira da estrada e o pó da areia de cromita diariamente deixam os moradores irritados. Em todas as casas há pessoas com problemas de saúde causados pelo vai e vem das caçambas.
Uma empresa como a Ferbasa, com lucro líquido milionário, poderia embarcar o seu produto afastado do perímetro urbano. Isso custaria quase nada para o grupo, pois se tirasse da rua do Corte e avançasse alguns quilômetros resolveria o problema. Ou o asfaltamento da estrada que passa por dentro da cidade, utilizada pelos carros da mencionada empresa.
É da rua do Corte que os caminhões da Ferbasa embarcam a areia de cromita pela estrada de ferro, a partir daí segue mais 400 km até o seu destino final, em Pojuca.

Abaixo-assinado
Parece que Itiúba é uma terra abandonada, que reina o descaso. Então vejamos o que pode acarretar para a população prejudicada com o transito diário das caçambas, segundo laudos médicos de muitos moradores o que caberia uma indenização por parte da Ferbasa, por si denuncia a urgência de se tomar uma atitude por parte da mineradora.
Recentemente foi feito um abaixo-assinado, organizado pelos moradores da cidade, quando a empresa foi acionada no Ministério Público Estadual.

Aroldo Pinto - correspondente em Itiúba.


Veja matéria no Portal:




Nenhum comentário:

Postar um comentário